top of page

Lagos e Piscinas Ornamentais - Curiosidades



Imagine uma piscina totalmente diferente, como uma linda praia ou um lago para nado... com peixes ou sem peixes... Um ambiente que chama atenção por ser diferente.

Podendo ser utilizada como uma piscina comum, nossos LAGOS ORNAMENTAIS, trazem a condição de uma vista emblemática, serve tanto para ser utilizado efetivamente como uma piscina como também um lindo local para ser contemplado.


O Paisagismo integrado abraça o projeto, permitindo oportunidades de projetos dedicados que podem configurar diversas linhas.


A ALS LAGOS é uma empresa do grupo ALSJardins, empresa de paisagismo desde 2012 em projetos de Paisagismo, Jardins Verticais e Irrigação automatizada por todo o DF. Desenvolvemos projetos de LAGOS ORNAMENTAIS em harmonia com os ambientes arquitetônicos. Nossa equipe conta com arquiteto, engenheiros e profissionais de paisagismo que lideram uma equipe multidisciplinar pronta para qualquer desafio, somos uma rede; nossos stackeholders são especialistas em ambientes aquáticos. Desenvolvemos equipamentos periféricos elétricos e diagramamos soluções em processo de filtragem. Além da execução de projetos diferenciados voltados para o Jardim, realizamos manutenções técnicas e consultoria.




Abaixo algumas Curiosidades que podem ser encontradas no nosso instagram @alsjardins

e também na nossa página principal www.lagosornamentais.com




Curiosidades sobre ambientes aquáticos.


"Algumas pessoas dizem que as florestas não podem remover o co² da atmosfera pela fotossíntese, pois elas o devolveriam durante a noite pela respiração. Com esse discurso, alguns chegam até a duvidar que o desmatamento eleva os níveis de carbono atmosférico. É verdade que as florestas devolvem grande parte do carbono durante a respiração no período noturno, contudo, uma parte muito significativa é realmente retida nas plantas na forma de rescimento e reprodução, como açúcares, tecidos (celulose e lignina, por exemplo) e proteínas. As florestas representam grandes densidades populacionais de árvores, além de uma infinidade de outras plantas. Reduzí-las sifnifica impedir que o carbono atmosférico, nocivo ao clima, seja transformado em biomassa e se desloque pela biodiversidade."

Nossos irmãos vegetais, seres dotados de inteligência milenar e muito mais velho do que nós humanos, são totalmente dependentes de nossa ganância para continuarem nos ajudando a promover o equilíbrio bioquímico atmosférico. Resta-nos, dentro de nosso tempo escasso, escolher pela compra de bens e serviços que são frutos de companhias atreladas a processos de qualidade biofílicos.

Por um ambiente mais Verde!

fonte: livro: A ciência do aquário plantado II - Fonseca Junior, Eduardo.

Curiosidades sobre sistemas aquáticos

@alsjardins


Curiosidades sobre ambientes aquáticos.

Tema: Simbiose

Nos nosso planeta existe uma forte relação de vivência entre as partes vivas e inertes, algumas estabelecem-se como uma verdadeira parceria de vida, um casamento perfeito entre dois seres que se apoiam para viver, outra passa a sugar e utilizar o “outro” como uma fonte de alimentação apenas e nada entrega de volta.

Nos lagos e ambientes aquáticos existe uma forte relação que busca equilíbrio entre as forças da natureza, de um lado musgos, bactérias, protozoários, fungos do outro plantas superiores, peixes e detritos. Nós atuamos como especialistas exatamente nesse ponto, ajustando os parâmetros para uma água limpa e saudável, feliz e livre de doenças e riscos tanto para nossos animais peixes quanto para aqueles que desejam se deliciar de um belo passeio aquático.

Abaixo uma excelente apresentação de nosso mestre Fonseca Junior, Eduardo.

“A relação de simbiose é caracterizada pelo benefício mútuo entre dois organismos que se combinam e estabelecem uma relação de dependência indissociável. O contrário, quando apenas um dos organismos se beneficia da relação, podendo inclusive causar prejuízos ao hospedeiro, consiste numa relação parasitária, como fazem os líquens, carrapatos e vermes. As Zooxantelas são a principal fonte de nutrientes dos corais, embora estes também possam obter alimento na captura do zooplâncton e até de pequenos peixes e invertebrados de maneira similar às anêmonas. Ainda que seja possível aos corais viverem sem as zooxantelas, o crescimento se torna muito mais lento e frágil.”


Por um ambiente mais Verde!

fonte: livro: A ciência do aquário plantado II - Fonseca Junior, Eduardo.

Curiosidades sobre sistemas aquáticos



Curiosidades sobre ambientes aquáticos.

Tema: Ozônio

O Ozônio, hoje, amplamente utilizado como agente oxidante vem sendo utilizado em enfermarias, banheiros públicos, cozinhas industriais, aquários, piscinas, hospitais, tratamento de águas residuais e de abastecimento e outras infinidades de processos que buscam a esterilização ou eliminação e controle de microrganismos patogênicos.

Elemento molecular natural composto por três ou mais átomos de oxigênio, forma-se naturalmente quando uma molécula de oxigênio é quebrada pela radiação ultravioleta e os átomos separados combinam-se individualmente com outras moléculas de oxigênio. A nova molécula, instável, perde facilmente seu terceiro átomo que é atraído por compostos orgânicos e provocam sua oxidação.

Em nossos lagos utilizamos o Ozônio para obter uma água limpa e transparente. Através da oxidação de microrganismos nocivos, patógenos, protozoários, fungos, bactérias, micro algas e compostos voláteis a água apresenta melhor controle de tratamento.

O Ozônio, é parte fundamental no controle da turbidez e limpeza da água.Conheça mais sobre nossos processos de filtragem!


Por um ambiente mais Verde!

Curiosidades sobre sistemas aquáticos



Curiosidades sobre ambientes aquáticos.

Tema: O Tempo


Aaaaaaaaahhh o Tempo, sua complexidade é tão amável e ao mesmo tempo dolorosa. Se formos para a frente temos umas 12:00horas a mais até a China, se continuarmos e chegarmos às nossas costas temos um total de 23:59:59. Logo atrás de nós nos toca e atravessa numa velocidade tão irradiante que provoca o rompimento da existência e a renovação da próxima...

Sua presença, A Luz, pode ser tão sutil que seria suficiente apenas a luminosidade de três Luas para alterar a floração de algumas espécies. Deveríamos acompanhar essa sutileza e alterar a forma que chamamos alguns grupos de plantas de “Dias Curtos” para “Noites Longas”, dada a importância do tempo na ausência de fótons de luz. Algumas pessoas desejosas de ver suas orquídeas florescerem deveriam tentar retirá-las de ambientes artificialmente iluminados.


Por um ambiente mais Verde!

Curiosidades sobre sistemas aquáticos



Curiosidades sobre sistemas aquáticos

Tema: Plantas de Sol e Sombra

Quando nos deparamos em um processo de escolha para confecção botânica de um ambiente, seja ele aquático ou não, sempre temos a obrigação de identificar o tempo e força da luz solar incidente. Algumas espécies toleram mais sol, outras são sensíveis e podem queimar suas folhas. A maioria daquelas que são de ambiente sombreado possuem folhas mais verde intenso pela alta concentração de cloroplastos para aumentar o aproveitamento da luz disponível. Essas também, geralmente, têm folhas grandes e mais suculentas, soltas, moles. Do contrário observamos em várias espécies de sol, folhas mais duras, menores e com coloração verde claro.

Esteja atento(a) algumas espécies que apresentam um excelente resultado paisagístico ao sol na região de mata no Rio de Janeiro, por exemplo, nem sempre conseguem refletir o mesmo resultado, ao sol, em Brasília, tendo suas folhas queimadas. As relações apontadas em sites e livros que descrevem algumas espécies como sol ou sombra, nem sempre podem ser repetidas em todos os lugares.


Por um ambiente mais Verde!

Curiosidades sobre sistemas aquáticos


Temos uma empresa voltada apenas para a construção de Piscinas Ornamentais. Entre em contato através do site www.lagosornamentais.com

Nosso contato é : 61-984011488


Curiosidades sobre sistemas aquáticos

Tema: Nossa mistura gasosa

Uma curiosidade muito legal à respeito da massa gasosa encontrada aqui na parte baixa da Atmosfera, composta basicamente por 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de outros gases é que estamos muito acostumados nessa pressão atmosférica de 760mm de mercúrio; mas se mergulharmos, a cada 10 metros, estaremos acrescentando uma nova relação de +1 atmosfera, o que altera o comportamento de nosso organismo em relação aos gases. O caso da presença do Nitrogênio, por exemplo, dizem que a cada 10 metros mergulhados ele representaria o consumo de uma dose de Martini... provocando uma pseudo embriaguez e um grande risco à vida e na tomada de decisões por mergulhadores profissionais. Observamos o risco aumentar significativamente à partir de 40 metros de profundidade. Por isso mesmo que para mergulhos profundos não se mistura o Nitrogênio na composição, substituindo-o pelo Hélio, que é um gás mais leve (facilita mecanicamente o ato de respirar e não provoca esse risco de alteração de comportamento).

Então... não se preocupe se seu filho respirar o Hélio dos balões de festa... kkkkk o máximo que vai acontecer é eles ficarem com a voz mais fina.


Por um ambiente mais Verde!

Curiosidades sobre sistemas aquáticos


Curiosidades sobre sistemas aquáticos

Tema: Equipamentos elétricos

Diversos são os equipamentos elétricos empregados para sustentar os processos de filtragem das piscinas e lagos ornamentais, muitos deles são importados, produzidos na Europa, Alemanha, China e Japão. Na sua maioria são de baixa tensão e baixíssimo consumo elétrico. Esses aparelhos funcionam 24 horas, porém como operam com um consumo muito baixo, alguns menos que 100 W/hora acabam por equiparar seu consumo como a uma piscina comum residencial. Um detalhe importante é sua vida útil... Equipamentos de última geração, alguns sendo considerados os melhores do mundo, são sensíveis a variações bruscas de tensão, quando ocorre uma variação repentina na rede elétrica fugindo do padrão próximo a 220V, por exemplo.

Em seus países de origem; as concessionárias elétricas operam com um ruído de tensão muito estável, com uma excelente qualidade, permitindo que esses equipamentos operem sem maiores transtornos e panes elétricas. Já aqui, sofremos um pouco mais com surtos, quedas, picos de energia, sobre e sub tensões. Por vezes, provocam queima de partes dos equipamentos. Para evitar tal situação e todos por aqui também terem a felicidade de possuir excelentes equipamentos por uma vida útil bem longa, devemos observar alguns critérios:

1 – Aterramento obrigatório – O aterramento deve ser obrigatório e dedicado; de preferência separado do aterramento da casa.

2 – Utilizar protetores elétricos –

· Protetor de falta de fase

· Protetor de sub e sobre tensão

· Protetor de corrente residual

· Protetor de sobre corrente

Tente conversar com pessoas que possam dar soluções mais holísticas, principalmente no que diz respeito a garantias e vida útil estendida dos equipamentos e produtos. Proteja seu bem, proteja sua piscina ornamental para uma vida mais longa.


Por um ambiente mais Verde!

Curiosidades sobre sistemas aquáticos




Fotos e projetos no Instagram: @alsjardins



Fonte:

- Augusto Lacerda da Silva – Eng. Agrônomo responsável pela ALSJardins CREA 24052 D/DF

- Rain Bird Brasil – Empresa líder mundial em equipamentos de irrigação para jardins https://www.rainbird.com.br/

- Eduardo Fonseca Júnior – A ciência do aquário plantado II - Fonseca Junior, Eduardo.


Nosso contato é: 61-984011488


A ALSJardins é uma empresa de Soluções para Jardins. Somos uma empresa dinâmica e em transformação. Buscamos soluções objetivas, simples e de baixa manutenção.

bottom of page